No dia 4 de março deste ano, Mogi das Cruzes vai receber uma etapa do Circuito K21 Series, uma realização da Patagônica Eventos, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, considerada a maior do mundo no segmento de maratonas e meias maratonas trail run. Os corredores irão percorrer trechos pela Serra do Itapeti, subindo até o Pico do Urubu. As inscrições já estão abertas e os atletas residentes em Mogi das Cruzes têm direito a desconto. Já as pessoas com deficiência não pagam inscrição e ainda recebem uma premiação especial ao final da prova. As vagas são limitadas.

É possível se inscrever para percorrer as distâncias de 5 km, 10 km ou 21 km. Na modalidade de 5 quilômetros, o desafio é atingir uma altimetria em torno de 900 metros. Já os competidores nas distâncias de 10 km e 21 km terão de chegar até o topo do Pico do Urubu, cumprindo altimetria de 1.148 metros.

O circuito está presente em oito países e contempla mais de 5 mil corredores por ano. No ano passado, em Mogi das Cruzes, foram 1.280 inscritos, sendo 20 apenas de Mogi das Cruzes. Buscando estreitar laços com a cidade e ampliar a participação de mogianos, os organizadores estão oferecendo neste ano um desconto de 30% na taxa de inscrição para quem é da cidade. Para obter o benefício, é preciso enviar um e-mail para brasil@patagoniaeventos.com

O circuito tem por objetivo fornecer um serviço de excelência, criando experiências únicas para os atletas. Além do Brasil, ele acontece em países como Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Espanha e Itália. Em Mogi, os percursos acontecerão por entre propriedades particulares parceiras e nenhuma reserva ambiental ou área de proteção serão utilizadas pelos participantes, evitando assim qualquer impacto ao meio ambiente.

A questão da limpeza também é uma grande preocupação dos organizadores, que movem uma campanha, intitulada Trilha Limpa, nas redes sociais. “Lugar de lixo é no lixo” será um dos lemas do circuito e, após cada prova, as trilhas passarão por limpeza, com o posterior encaminhamento do lixo recolhido à coleta seletiva.

“Para nós é um enorme prazer trazer a K21 Series para Mogi das Cruzes. Nós sabemos do potencial turístico da região e o quanto a cidade tem investido para se tornar cada vez mais atrativa para os turistas ao longo dos últimos anos. O local escolhido para realizarmos a prova é envolto por belas paisagens, um mirante magnífico e uma ótima infraestrutura. Com certeza os atletas terão uma grande experiência no evento K21 Pico do Urubu”, explica Diego Zarba, organizador da prova.

Além da corrida, também será montada uma estrutura de alimentação, por meio de food trucks e área de lazer, para que as famílias possam aproveitar o dia em contato com a natureza.

O cunho social é outra vertente do circuito. Muito embora não seja obrigatório, os organizadores pedem para que os participantes doem 1 quilo de alimento não perecível e uma peça de roupa, no momento da retirada do kit e/ou no dia da prova. Tudo o que for arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, que fará as doações às entidades cadastradas, atendendo àqueles que mais necessitam.

“Mogi das Cruzes foi escolhida por ser uma cidade que oferece condições ideais para a prova, tanto na questão de dificuldades de percurso, belezas naturais, sua proximidade com São Paulo e por sua estrutura e apoio do município. A busca por provas fora dos grandes centros, mais próximo da natureza, também nos motiva a levar esse binômio ao nível de excelência que a realização de uma prova desse porte exige”, explica Fernanda Penna, da Patagônia Eventos.

“É muito importante para o município receber um evento desse porte, pois reforça a vocação que Mogi possui para o turismo de aventura. Nossa cidade tem ótimas alternativas para passeios de um dia ou de final de semana. Na edição do ano passado, tivemos 1.280 atletas vindos de fora, que movimentaram hotéis e comércios, gerando um impacto positivo na economia local”, observa Mateus Sartori, responsável pela Coordenadoria Municipal de Turismo.

Fonte: PMMC

Foto: Divulgação

Author: Visite Mogi