O setor de turismo da cidade de Mogi das Cruzes foi presenteado na última terça (13/12), com dois projetos importantes para o desenvolvimento do turismo. Foi aprovado na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, os Projetos de Lei – PL, que tratam do Plano Diretor de Turismo da cidade e do Serviço de Transportes Turísticos, Recreação e Lazer.

A iniciativa dos projetos partiu da Coordenadoria de Turismo de Mogi das Cruzes que desde 2013, com apoio da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – USP, trabalhou para realização do Plano Diretor de Turismo. Os trabalhos coordenado pelo Turismólogo e Mestre em Turismo Fábio Barbosa tiveram grandes desafios enfrentados por toda a equipe da coordenadoria em conjunto com os alunos da ECA/USP.

Foram diversas visitas, pesquisas, realizações de audiências públicas e reuniões com o setor de turismo, sempre com o competente acompanhamento das Professoras Doutoras Débora Braga, Karina Solha e Clarissa Gagliardi da ECA, além do amigo Aristides Cury que também acompanhou e ajudou no processo.

Acredito que o Plano Diretor será uma ferramenta importante para definir os caminhos a serem percorridos pelo poder público e iniciativa privada, pois além de ser uma exigência do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado para que o município receba recursos, será uma ferramenta de desenvolvimento econômico importante.

O PL agora segue para o executivo e deverá ser sancionado pelo Prefeito Marco Bertaiolli, em seguida a Coordenadoria de Turismo anexará ao projeto de cidades de Interesse Turístico da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo e pleiteará o titulo de cidade turística.

No entanto, será necessário o apoio de um Deputado Estadual para encaminhamento à Assembleia e cumprir com todas as exigências da Lei. Interessado no assunto, o Deputado Estadual Marcos Damásio enviou um representante para acompanhar a votação na Câmara e por esse motivo acredita-se que ele possa encaminhar o projeto ao Legislativo Estadual.

Quanto ao projeto de transportes turísticos, também foi outra luta e bem mais burocrática, já que o processo iniciou-se em 2011 e por diversas vezes foi muito questionado e até mesmo chegou a ser arquivado. Porém, foram tantos os exemplos positivos de cidades como Ilha Bela, Rio de Janeiro, Parati e Campos do Jordão, que a Coordenadoria conseguiu vencer esta batalha em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. Agora o transporte de passageiros em veículos 4×4, buggs, carros recreativos rebocados, terá uma legislação específica o que contribuirá com novos negócios do turismo.

Mogi das Cruzes tem recebido muitos turistas para a prática de turismo de aventura, turismo rural, turismo ecológico e acredito que com essa nova legislação vai contribuir muito com novos empreendedores do turismo na cidade. Vale ressaltar aqui, o grande empenho do COMTUR e Coordenadoria de Turismo para que os projetos fossem votados na Câmara ainda em 2016, além do apoio dos vereadores que foram sensíveis a importância do pleito.

Fábio Barbosa é turismólogo, mestre em turismo, consultor em turismo ferroviário e agente de viagens na THG Consultoria e Turismo