O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, realizou no último dia 03, no IBIS hotel, a série de palestras bimestrais que vem acontecendo desde abril. A palestra foi proferida por Jorge Carlos Silveira do SENAC São Paulo e que representou a APRECESP – Associação das Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo, com o tema: Os novos processos para os títulos de Estância e Cidade de Interesse Turístico. Também estiveram presente a diretora regional da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, representando o Secretário de Estado Romildo Campello, e o Coordenador do Circuito Turístico das Nascentes e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Suzano.

As apresentações tem por objetivo trazer experiencias do trade turístico dos principais players do turismo paulista e nacional para os conselheiros e empresários do setor gastronômico, hoteleiro, eventos, poder público, entre outros. Tem sido uma nova experiência ao COMTUR, e seus conselheiros estão adquirindo informações valiosas para entender o que é a atividade turística e como poderão trabalhar para contribuir para o desenvolvimento turístico ao longo dos próximos anos. Há alguns segmentos que já estão em processo de desenvolvimento, como o turismo rural, que já recebem turistas da capital e região organizados por agentes de viagens e guias de turismo.

Porém, há muito trabalho a ser feito em uma cidade com cerca de 450 mil habitantes e que tem o setor industrial como carro chefe da economia local. No entanto, há núcleos que podem ser desenvolvidos turisticamente, como é o caso do distrito de Sabaúna, que tem realizado um trabalho para captação de pequenos eventos através de sua própria comunidade e empresas parceiras.

O COMTUR é um conselho consultivo, deliberativo e fiscalizador das ações do poder público e tem a papel de apoiar as atividade públicas e privadas, e contribuir diretamente no desenvolvimento turístico. Mas esta função terá efeito se seus conselheiros estiverem preparados em assumirem seu papel. Portanto, as apresentações bimestrais tem sido relevante para o aprendizado de todos os conselheiros e convidados. Já foram realizadas apresentações com a ABIH SP, UBRAFE e APRECESP e os próximos eventos estão previstos para outubro e dezembro na reunião do Conselho.

As reuniões do conselho acontecem todas as primeiras quartas de cada mês e está aberta a qualquer pessoa e empresários do trade turístico que queiram contribuir com o turismo mogiano.

O evento contou com apoio do IBIS Hotel, jornal O DIÁRIO e visitemogi.com.

Maiores informações clique aqui

 

Visite Mogi
Author: Visite Mogi