A Virada Cultural Paulista 2016 será realizada nos dias 28 e 29 de maio em Mogi das Cruzes, com atrações culturais locais e artistas contratados pelo Governo do Estado de São Paulo. O palco principal da cidade não será mais na avenida Cívica, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, mas sim no Largo do Rosário. O cantor Almir Sater será uma das atrações e se apresentará no local às 18h30 de domingo (29/04). Além disso, em 2016 o palco do rock – que ficava no Largo do Rosário – será montado da Praça Flávio Furlan, em frente ao Terminal Central de ônibus.

Como acontece todos os anos, haverá uma atração mogiana na abertura do evento e artistas consagrados na programação, como a Banda Malta e Almir Sater, além de hip-hop, rap, teatro, literatura, entre outras atrações. A cidade receberá sua nona edição da Virada Cultural e é conhecida por ser a maior do Estado, depois da Capital paulista. Em 2015, um público estimado em 25 mil pessoas assistiu às atrações na cidade.

O investimento da Prefeitura na montagem da estrutura para 2016 será de R$ 160 mil. No total, a cidade contará com sete palcos – Largo do Rosário, Praça Flávio Furlan, Largo Bom Jesus, Centro Cultural, Theatro Vasques, Casa do Hip Hop e o Casarão do Carmo, que receberão 55 atrações.

Devido ao sucesso de 2015, este ano a Virada Cultura voltará a contar com a Praça Gastronômica, que será montada no Largo Bom Jesus, com diversas barracas de alimentação e bebidas. Outra novidade para este ano é que, também no Largo Bom Jesus, o coreto será um palco da virada, com atrações mogianas, tanto no sábado quanto no domingo. Por meio de uma parceria com o Sesc, receberemos ações com música, circo e mágica no local, intercalando com as atrações.

O palco tradicional do hip hop ficará dentro da própria Casa do Hip Hop, iniciando a programação no sábado com MCs e rappers da cidade e, no domingo, com o Free Step, que é uma modalidade de dança de rua. Outra novidade, será o palco da MPB, que ficará montado na Sala Wilma Ramos, espaço dentro do Centro Cultural.

O Theatro Vasques receberá a abertura oficial do evento às 18h30 do dia 28 de maio e, em seguida, a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. Na programação de eventos da Virada Cultural, este palco será destinado às artes cênicas e à dança, encerrando as atividades no domingo com uma apresentação dos Canarinhos do Itapety. O Casarão do Carmo também fará parte da programação, com o tradicional Sarau do Entremeio Literário que será realizado no domingo.

Author: Visite Mogi