Mogi das Cruzes será o ponto de partida da Rota da Luz SP, uma nova rota turística para peregrinos com destino à cidade de Aparecida. O lançamento será neste domingo (03/04), às 9 horas, no Parque Centenário. O projeto faz parte do Programa Caminha São Paulo da Secretaria de Estado do Turismo e conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A nova rota terá 194 km e passará por nove cidades. O objetivo é trazer mais segurança e bem-estar aos caminhantes, que antes realizavam a peregrinação pelas margens da Via Dutra.

“Em menos de um mês está é a segunda oportunidade em que Mogi das Cruzes é destaque em uma ação do Governo Estadual na área de turismo, o que é uma grande satisfação para nossa cidade. Mogi é uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo e tem um grande potencial para o turismo, principalmente, neste período de crise em que as famílias estão optando por passeios curtos, de um dia. Mogi é um grande destino para este público”, avaliou o prefeito Marco Bertaiolli. A cidade recebeu no dia 14 de março, o lançamento do novo formato do projeto Turismo do Saber.

A nova rota atenderá a devotos, que antes corriam o risco de caminhar pelo acostamento das rodovias. Com o novo trajeto, os caminhantes passarão por um percurso mais seguro, que possibilitará, além da contemplação e reflexão, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades participantes. Em Mogi das Cruzes, o trajeto será de 27,2 km e começará no Parque Centenário, ponto de partida da rota, passando pelo Distrito de Sabaúna com destino à Guararema.

O traçado é formado por estradas secundárias, somando 194 km. Em Guararema, os peregrinos percorrerão mais 19,9 km em direção à Santa Branca. A estrada seguinte tem 30,9 km e levará até Paraibuna. Continuando por mais 30,8 km, chegará em Redenção da Serra, que está a 33,5 km de Taubaté . O percurso segue sentido Pindamonhangaba. São 23,1 km para atingir a próxima cidade, Roseira. Deste ponto, começa a parte final do trajeto rumo à Aparecida, que está 26 km distante. O programa Caminha São Paulo conta também com a Rota dos Bandeirantes e a Rota dos Franciscanos.

Os interessados em participar encontrarão mais informações sobre o novo trajeto no sitewww.rotadaluzsp.com.br. No endereço estão informações sobre as cidades contempladas, como a história, os principais pontos turísticos, dicas de hospedagem e restaurantes. Há também orientações para quem deseja fazer a caminhada e um guia para impressão.

Author: Visite Mogi