No próximo dia 16 de fevereiro, às 11h30, 56 novos membros, entre titulares e suplentes indicados para representar 14 entidades e o poder público, tomarão posse para a gestão 2016-2018 do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Mogi das Cruzes. O colegiado tem se destacado nos avanços atingidos pelo setor do turismo na cidade, desde 2009, como o desenvolvimento de locais de interesse turístico, participação no Plano Diretor de Turismo, entre outras ações. A posse será na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

O conselho tem por objetivo opinar, sugerir, indicar e propor medidas que tenham por finalidade o desenvolvimento da atividade turística no município. Sua importância cresce a cada ano a medida em que o setor vem ganhando corpo e se desenvolvendo em Mogi das Cruzes. Desde 2009, com a criação da Coordenadoria Municipal de Turismo de Mogi das Cruzes, o segmento acumulou conquistas importantes como o COMTUR deliberativo, a formação da ASDETUR (Associação de Empresários de Turismo Rural), a alteração na lei do Fundo Municipal de Turismo, desenvolvimento de mais de 50 locais de interesse turístico, implantação de duas rotas turísticas (Caminho do Sal e Rota Franciscana), entre outras atividades que merecem destaque nos últimos sete anos.

Os números também são positivos. A arrecadação de ISS do segmento de hospedagens cresceu mais de 380%, saltando de R$ 286 mil em 2009 para R$ 1,384 milhão em 2014. O Expresso Turístico trouxe a Mogi das Cruzes 10.076 passageiros em sete anos de projeto. O programa Mogi para Mogianos completou 4.514 atendimentos em cinco anos de atividade.

Foram realizados 106 eventos turísticos, que receberam uma estimativa de 199.105 pessoas. Mogi das Cruzes se destaca pelas políticas públicas implantadas na cidade, que impulsionaram o crescimento deste segmento, mas o desafio ainda é profissionalizar os atrativos e consolidar o município como um importante destino turístico da Região Metropolitana de São Paulo.

Visite Mogi
Author: Visite Mogi