No último dia 1º de dezembro, o coordenador municipal de Turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Fábio Barbosa participou de uma banca de avaliação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), para a apresentação das propostas de melhorias e desenvolvimento do setor turístico em Mogi das Cruzes. O evento é uma das etapas da construção do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Mogi das Cruzes, que está sendo elaborado pelos alunos do curso de Turismo da instituição, por meio de um convênio com a Administração Municipal mogiana.

Foram apresentadas propostas a partir dos temas: plano de comunicação integrada, monitoramento e avaliação de demanda turística real, apresentação e fomentação do cicloturismo, projeto de acessibilidade para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida, oficina de qualificação para empreendedores de agroturismo, turismo pedagógico, recuperação e preservação da memória da cultura japonesa e sensibilização do público presente nos jogos de basquete para atrativos turísticos da cidade.

As propostas têm como objetivo orientar ações para aprimorar e diversificar a oferta turística, além de desenvolver projetos para o crescimento do turismo na cidade. “Entendemos que a visão do gestor publico é fundamental para que os alunos compreendam o quanto coerente ou equivocado está o trabalho deles” afirmou a coordenadora do curso de Turismo da ECA/USP, professora doutora Débora Cordeiro Braga.

Durante a apresentação, o coordenador fez apontamentos e correções que serão incorporadas ao Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico como diretrizes estratégias para o setor. “Esta é uma das etapas finais do documento, que contou com a participação do trade turístico de nossa cidade e de cidadãos interessados no setor do turismo. Fizemos uma audiência pública e os mogianos puderam opinar pela internet nos pontos prioritários para o segmento turístico na cidade”, destacou Barbosa. O documento deverá ser concluído ainda em dezembro.

O Plano é mais um avanço no trabalho realizado, desde 2009, pela administração municipal. Em seis anos, o município tornou-se referência para outras cidades e se destaca nos roteiros de turismo rural e de aventura. Mogi já recebeu mais de 50 mil pessoas com a realização de eventos importantes, como o Adventure Camp, Rei da Montanha, Copa EFX de Enduro de Moto, Shimano Fest, entre outros. O city tour Mogi para Mogianos também registra um número expressivo de visitantes, foram 4 mil em cinco anos.

Visite Mogi
Author: Visite Mogi